sábado, 21 de agosto de 2010

Mãe tem horas de sono preservadas após o nascimentobr/ do bebê — BEBE.COM.BR



Novo estudo contraria a tese popular de que as mulheres descansam menos com a chegada do primeiro filho.
Por Gabriela Agustini
Foto Dercílio


O cansaço materno nos primeiros meses de vida do seu pequeno não se deve à privação de sono, e sim a uma fragmentação do seu tempo de repouso. A revelação vem de uma pesquisa americana realizada na Universidade de West Virginia. O trabalho foi apresentado esta semana durante o encontro internacional sobre distúrbios do sono, Sleep 2009, em Seattle, Estados Unidos.

“As participantes da investigação demonstraram fadiga e cansaço, mas relataram poder dormir e acordar na hora em que desejavam”, diz uma das autoras da tese, Megan Clegg-Kraynok. Em outras palavras, isso significa que as mães não sofrem por passar poucas horas de olhos fechados ou por causa dos horários errados em que se deitam e se levantam. O real motivo da exaustão é, na verdade, o sono fragmentado pelo número de vezes que acordam no meio da noite.

A exceção se dá para as mamães de múltiplos e para as que têm outro filho. No primeiro caso, o número de horas de repouso é mesmo inferior porque os bebês nem sempre resolvem pedir atenção juntos. No segundo, a explicação é que as mulheres podem acordar antes do desejado porque o primogênito já possui sua própria rotina. Ou seja, vai despertar nos horários de sempre mesmo que a mãe tenha varado a noite cuidando do irmão ou da irmã. Vale lembrar que a recomendação para os adultos são de sete a oito horas de sono por dia.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Consulta de 4 Meses


E o tempo tem passado cada vez mais depressa e acabei deixando o blog de lado...
Minha angustia em voltar ao trabalho continua, mas to tentando me acostumar com a ideia.
Não é facil, but...
Semana passada o Gabriel teve a revisão da kilometragem dos 4 meses.
Tudo ótimo, novo apelido dado pelo Dr Márcio: tourinho.
Ganho de peso de 950g e 1,5cm no comprimento.
Total 6800g e 62cm.
Cada dia mais fofo e lindo, os olhos continuam verdes, as pernas com dobrinhas, risonho quando recebe atenção e manhoso quando está com sono. Ainda sem nada dos dentinhos, apenas coceiras incansáveis na gengiva... Este é o Gabriel com 4,5 meses.
Também foi sugerido pelo Dr introduzirmos sopinha na dieta dele. Fico meio receosa pois sou a favor do aleitamento exclusivo ate os 6 meses, mas como meu leite está cada vez com menor produção (cerca de 1ou2 mamadas por dia) e o resto é dederocas de aptamil, entao concordei em testar a sopa. Resultado, a hora do almoço é o verdadeiro caos, com sopa voando pra todo lado...hehe... O Gabriel adora, é uma colherada atrás da outra caso contrário ele se joga no prato sobrando mordidas pra este também... Fico feliz que meu filhotinho tenha gostado de tds alimentos que lhe foram dados, apesar de eu ter reduzido as frutas por ter achado pesado demais e ter dado um pouco de pesadelos nele...
Ontem fizemos outro lote de vacinas, tudo ok, nosso hominho sequer chorou, coisa mais mimosa. Nem parece o pai que precisava de 3 pra segura-lo nas vacinações...heheh
Bom, vou por as curvas de crescimento que fiz dele num site, só pra controlar.

bjs







domingo, 8 de agosto de 2010

4 Meses, Já!?

Nossa, só agora entendo o que os pais dizem sobre como o tempo passa e os filhos crescem rápido.
Lá se foram 4 meses desde o parto do Gabriel. Tudo mudou e passou ligeiro. Ele cresceu, não se parece em nada com aquele bebezinho do hospital, nem fisica, nem psicologicamente. Olhando as fotos não se pode dizer ser o mesmo bebê, está muito diferente, mais redondinho, e muito mais lindo. O temperamento então, agora ja sabe o que quer e quando quer, e sabe "pedir" tambem.
Que medinho que dá. Em 2 meses já estarei de volta ao trabalho e pensar que meu picorrucho estará longe de mim numa creche, me aperta o coração. Mas sei que ver o sorriso dele pra mim, ao me encontrar, vai fazer meu dia valer a pena e me sentir a pessoa mais feliz do mundo.
Hoje também é o PRIMEIRO DIA DOS PAIS oficial do Rafa. Digo oficial pq foi no ano passado, nesse mesmo dia que descobrimos a gravidez, e de lá pra ca nossa vida mudou muito e para melhor. E como já falei milhoes de vezes, não podia ter escolhido alguem melhor pra pai do meu filho, participativo, companheiro, interessado, aPAIxonado. Por isso dedico esse post ao melhor pai do mundo: meu marido e pai do Gabriel: o Rafa!
:)