quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cansaço

Bah, to exausta hoje!
Dormi mal/pouco. Chuva, raio, trovão, um maldito alarme dum carro que não parava...
Pra ajudar minha pressão desde ontem estão no chinelo... 80x60.
Passei o dia em palestras no trabalho, td mto light, mas me ajudou a cansar e ficar com mais sono. Ainda mais nessa fase caffeine free que eu ando...
Como botei as coisas em dia no trabalho, e tudo anda meio parado, resolvi que vou tirar mais 15 dias após o feriado. Não adianta eu ficar la desmaiando sentada numa cadeira olhando prum monitor...
Ah, e com esse lance de palestras de toda a Empresa, descobri que tem gente que realmente não sabe fechar o bocão, meio mundo veio me dar os parabens, outro meio mundo me perguntar se era verdade... Enfim, uma hora vou ter que contar né, mas preferia que fosse depois dos 18 anos da criança...hehe
Hoje é aniversario do(a) meu/minha tchutchuquinho(a). OITO semanas. Está sendo promovido de embrião para feto.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-


Sua Gravidez: 8ª Semana de gravidez

Seu bebê está crescendo e agora está com seis semanas, graças à matemática da gravidez. Este matemática engraçada é também responsável pela noção amplamente acreditada que a gravidez é de apenas nove meses de duração, quando na verdade ele é mais próxima de 10. Quem inventou isso? deve ter sido um homem.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo
Você sabe que você precisa para tomar suas vitaminas pré-natal, a fim de garantir a boa nutrição para o seu crescimento e para o seu pequeno. Mas cada vez que engolir a coisa, e ela voltar junto com outras coisas (algumas dizem que chamam o Hugo), graças ao seu estômago. Não entre em pânico:

Em primeiro lugar, tente tomar as vitaminas pré-natais durante a noite ou com os alimentos. Após ter alguma coisa no seu estômago para ajudar a absorver essas pílulas as vezes podem ajudar.

Ferro é importante, mas é também uma causa comum de náuseas. Pergunte ao seu doutor sobre uma vitamina com menos quantidade de ferro, ou experimentar um líquido ou para mastigar forma que possam ajudar com a náuse repugnante.

Se você ainda vomitando depois disso, faça uma visita ao seu obstetra, talvez ele posssa te prescrever uma vitamina que é especificamente formulado para mulheres com náuseas.

Seu útero tem o tamanho de uma laranja e você pode estar sentindo sua cintura se expandir. Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga. Caso contrário já pode estar percebendo uma "barriguinha". A barriga aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e ligamentos abdominais (é claro que isso vai depender do quanto você malha). Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça - a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam.

Conforme o útero vai crescendo, é possível que você sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômem ou nos lados. Algumas mulheres sentem o útero se contrair nesse período. O útero se contrai durante todo o decorrer da gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique o seu médico imediatamente.

Seu bebê

Esta semana, seu pequeno girino está começando a parecer um pouco mais humano. Outros excitantes desenvolvimentos incluem:


Pálpebras, orelhas, lábio superior e da ponta do seu adorável botão nariz estão formando e as orelhas continuam se desenvolvendo bem como o ouvido.
As placas dentárias estão se formando agora. A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis.
O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Seus cotovelos estão presentes e seus braços e pernas estão se alongando também.
Nesta semana irá brotar no Junior os dedinhos das mãos e pés, que ainda estarão grudadinhos por mais algum tempo, você vai poder sentí-los em breve quando seu bebê começar a praticar futebol e voleibol dentro de você!
O minúsculo coração deste baby está separado em quatro secções distintas e agora está batendo a uma taxa de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco (mesmo quando Brad Pitt está na tela).

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 - 20mm. Deve estar agora do tamanho de uma uvinha.
Sua vida
Comece a pensar nos profissionais médicos que vão ajudá-la nesta experiência. Esta é uma das mais importantes decisões que você irá fazer, então faça sua investigação e reserve um tempo entrevistando.

Enquanto você estiver procurando ajuda de um profissional, porque não considerar fazer aulas de exercício físico para gestantes ou uma turma especializada em nutrição pré-natal.

Faz bem comer...
É importante que a futura mãe saiba que gordura não é sinônimo de saúde e que o aumento excessivo de peso pode comprometer o bem-estar do bebê. Procure comer:

1.Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas
2.Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...)
3.Nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína!
4.Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel
5.Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral
6.Tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!!
Evite:
enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes pesadas, carnes cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas

É bom saber...
Procure dormir 8 horas por noite e habituar-se a horários regulares.

Futuro papai
Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. Faça aquela pergunta - Será que eu também estou grávido? Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e faça você mesmo o diagnóstico: "tive vontade de ir ao obstetra junto com ela"; "estou começando a cultivar uma barriguinha - na base dos docinhos que tenho comido, é claro!" ; "fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está" ; "de repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê" ; "tenho estado tenso e com um pouco de enjôo" ; "estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai"; "oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!" É isso aí. Você está realmente grávido. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.