quarta-feira, 17 de março de 2010

36 Semanas!

Pois então, chegamos à tão esperada 36ª semana!
Hoje pela manhã, liguei pra confirmar a data do parto e qdo a secretaria da Dra Daniela me disse: 05 de abril as 16 horas, minhas pernocas tremeram... Acho que não sentia isso desde as primeiras ecos, onde eu chorava e ficava tensa pra saber se estava tudo bem. Fora isso, ainda tenho a sensação de estar meio anestesiada quanto a ansiedade, mas sei que mais perto, vou ficar uma pilha...
A gente queria o parto pela manhã, (eu principalmente) mas agora já estou achando até melhor, pq depois da recuperação vou pro quarto sem ter fila de espera, mesmo o Moinhos tendo restrição de horarios e qtidades de visitas... Eu sei que algumas pessoas são ansiosas pra ver o bebê e tal, mas as vezes se passam e não pensam no cansaço dos pais e principalmente no vinculo mamae-bebe-papai que precisa ser criado, onde tudo é novo e todos estao aprendendo e se conhecendo...
Meu ciático continua me torturando, marquei acuputura só pro dia 31, ao menos vou passar a Páscoa mais relaxada.
Ainda temos coisas pra resolver, vao entregar e montar o móvel da sala amanha e sabado... e preciso comprar minhas coisas pra ir pro hospital, resolver várias pendencias aqui e ali, enfim... a coisa ta bem cansativa. A parte boa é que consegui marcar a próxima eco com a Dra Gabriele, na terça mesmo, então fico bem mais tranquila...
Agora vamos ao CTRL C + CTRL V da 36 semana:


O Bebê

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.
Já está totalmente desenvolvido e alguns estudos comprovam que ele já chora dentro do útero. É curioso como ele faz caretas quando sente um gosto ruim que recebe através do líqüido amniótico.
Isso ocorre porque a mamãe ingeriu algum alimento estranho para ele. A maioria dos nenês dormem durante o dia e ficam acordados a noite. Isso acontece por causa do movimento diurno da barriga da mãe que o deixa relaxado e pronto para descansar.
Talvez seja por isso que os recém-nascidos dormem muito durante o dia e incomodam um pouco a noite. Nesta fase a cabeçinha dele talvez esteja fazendo um pouco de pressão no colo do seu útero, mas faz parte do treinamento para o nascimento.


Futura Mamãe
Você está entrando no 9º mês de gravidez e agora as visitas ao médico devem ser semanais. Agora sua freqüência urinária, que já estava alta, se intensifica. Por isso, aumente a quantidade de líqüidos durante o dia.
Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.


Futuro Papai
Algumas regras básicas
Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a).
Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.
O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.
Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir.
Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.