quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Consulta Pré-Natal e Curso pra Gestantes

Cheguei agora de mais uma consulta. Tudo beleza. Conforme eu havia dito, minha glicose estabilizou dentro da normalidade, engordei 700 gramas esse mes e tudo corre perfeitamente, graças a Deus! Recebemos parabens da Dra Sandra pela queda da glicose, e peso dentro do esperado. Minha pressão também está ótima 100x60, como em todas as consultas.
Após o carnaval faremos nova eco só pra verificar o ILA - indice de liquido amniotico, que havia dado um pouco aumentado na penultima eco, mas ja normal na ultima.
A medida da pança, também está dentro do esperado, 30 cm (o normal é 1cm por semana gestacional).
Conversamos também sobre o parto, e estamos cada vez mais tendendo à cesarea, m função do tamanho do Gabriel e do meu, já que ele mesmo estando dentro do percentil ideal pra idade, puxou o pai, e como sou pequena, um parto natural pode ser sofrivel pra ambos. Outra coisa será a possibilidade da Dra Sandra não poder fazer meu parto, caso seja na semana da Páscoa, pois terá uma viagem. Se for na semana seguinte, quando completo 40, tudo beleza. Mas estou tranquila em relação a isso, na próxima consulta já saberei +- a possível data a ser agendada. Se tudo seguir como está, creio que conseguirei minha meta de levar até o dia 15/04. Tudo indica que sim, o colon está fechado, o Gabriel ainda não se encaixou, embora esteja de cabeça pra baixo praticamente desde o 5° mês, etc.
Agora as consultas começam a ser quinzenais também.
Aliás, a única reclamação que tenho é do calor que tem feito nos últimos dias, sensação termica em torno de 45°C, verão mais quente desde 1958. Nem o ar condicionado do trabalho "que neva" está dando conta. E em casa, é a mesma coisa, ar ligado direto, senão nao consigo dormir. Fora isso, tenho conseguido controlar as cãimbras a base de melão, e os xixis na madrugada já não incomodam tanto...
Ontem começou nosso curso de gestantes do Moinhos. Primeira aula, pra tortura do Rafa, sobre psicologia. Mas foi bem tranquilo, até pq cerca das 15/20 grávidas e anexos, estamos +- todas com o mesmo tempo de gestação e pelo vista a maioria bem tranquila, apesar de todas serem maes de primeira viagem. A parte engraçada foi quando a psicologa perguntou como ficaram as emoçoes das mamães na gravidez, a maioria tranquila, salvo um ou outro momento mais emotivo, exceto para uma barrigudinha que disse que chorou no sorteio do tudo facil...heheh
No geral está sendo bem interessante, principalmente as próximas que terão partes práticas de troca de fraldas, banhos, etc..s Os papais que devem estar mais tensos...
Uma coisa que descobrimos, e, eu, particularmente, fiquei bem feliz em saber, é que desde a epidemia de gripe A do ano passado, o Moinhos restringiu a visita à mamae e ao bebê durante o período de internação a 2 pessoas por turno, 4 ao dia e em horarios pré estabelecidos. E nos momentos de banho, amamentação, medicação, só quem fica no quarto é o casal e o bebê. Motivo de tudo isso: mesmo tendo sido usado inicialmente por causa da gripe suina, agora se manteve pois verificou-se uma melhoria no início do vinculo pai-bebe-mãe, além de dar mais possibilidade da mae e do bebe se recuperarem do parto, sem excesso de visitas principalmente em horarios que ambos precisam descansar.
Fora isso, tenho pensado em detalhes pro chá de fraldas, mas confesso que esse calor todo que tem feito, tem me deixado bem desmotivada, vamos ver se melhora...
Por hoje era isso.
bjs

30 Semanas!

O Bebê
Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

Futura Mamãe
A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.