quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

23 Semanas!



O Bebê

Pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. (O Gabriel ta mais comprido que isso). O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, o bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.
Sua pele está muito mais densa e avermelhada e ele continua ganhando camadas de gordura que funcionam como preenchimento das ruguinhas. Período que brinca com tudo que o cerca como o cordão umbilical e também flexiona muito os músculos. Continua treinando os intestinos quando engole e solta o líqüido amniótico.


Gestante


Período que aparecem as contrações de Braxton Hicks (uma forma de endurecimento momentâneo da barriga) que são indolores, irregulares e desaparecem à medida que o nenê se movimenta, mas essas contrações são diferentes das que você terá quando entrar em trabalho de parto. Sua barriga está pontuda e indisfarçável por isso, talvez ouça muitos comentários ou "palpites" das pessoas que já tiveram nenê sobre o provável sexo do seu. Mas não leve em consideração a experiência de ninguém, pois uma gravidez nunca é igual à outra. E nunca se esqueça: tome muita água e faça bastante repouso. Na hora de dirigir use sempre o cinto de segurança.
O bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.