segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4ª Ecografia - 16 11 2009

Hj foi o dia de mais uma ecografia. Apenas para matar a curiosidade dos papais, pois haviamos feito uma 3 semanas atrás e daqui 3 semanas tem a outra morfológica. Ontem fomos visitar a bisa do Gabriel. Mostrar as ecos anteriores, já que ela não havia visto ainda. Confesso que fiquei preocupada com a atitude da dona Rosa. Sabia que ela ficaria feliz, mas nao esperava pulinhos e palmas de felicidade...hehe. Parecia uma criança ganhando um presente. E fico feliz por podermos dar esse presente a ela. Voltando a eco de hoje: A manhã foi meio corrida pois eu precisava fazer alguns exames laboratoriais. Fui no Faillace que abriu aqui no lugar do knijinik, pra "facilitar". Depois de algumas voltas no Bourbon em obras, tentando achar a caminho que nao estivesse interditado, minha surpresa: eles estão operando no novo local "somente" desde agosto e ainda não estão aptos a atender pela Unimed e pediram pra eu ir ao que fica próximo do Planetário. Piada né, já que eu teria que me deslocar, então fui no da Unimed, que além de ter um banco de dados com todos meus exames feitos lá, eu sei que posso confiar nos resultados. Cheguei em casa "esbaforida", almoçamos correndo e fomos pra Ecofetal. Comi o tal pedaço de chocolate pra ver se o Gabriel iria dar pulinhos hj. De todas as ecografias que eu fiz, definitivamente, foi a mais tranquila, nao tinhamos nenhuma expectativa (sexo, morfologia, etc) a não ser saber as medidas que nosso pimpolho está. Talvez por isso, ou pela correria que tive antes, ele cooperou bastante, como se pode ver no video. Chupou dedo, deu tchauzinho, cruzou as pernocas, coçou o nariz e EU até acho que vi ele piscando, embora digam que não tem esses movimentos nas palpebras ainda. Agora o coraçãozinho já fica meio camuflado nas costelinhas, mas ainda conseguimos ver direitinho. Resumindo, nosso bebê está perfeito, e cada vez mais fofo.
Seguem os dados do laudo:
- Feto único em situação longitudinal, apresentação cefálica, com dorso à direita. - Batimentos cardíacos fetais presentes
- Placenta localizada na parede posterior do útero (corporal), grau I de Grannum
- Volume de líquido amniótico em quantidade normal
As medidas fetais são:
- Diâmetro biparietal: 4,2 cm
- Circunferência cefálica: 15,8 cm (isso vai aumentar e passar por mim, uiii)
- Circunferência abdominal: 14,0 cm (barrigudinhoooo)
- Comprimento do fêmur: 2,8 cm
- Peso fetal aproximado: 264 gramas (o Rafa ta chamando ele de "quartiquilo"...ehehe)
- Comprimento fetal estimado: 22 cm
Conclusão:
- Gestação compatível com 18 semanas e 4 dias, conforme exames anteriores e DUM 09/07/2009 e percentil 50 (percentil significa o tamanho que ele deve estar pra sua idade, e 50 é o ideal, nem pequeno, nem grande demais).