quarta-feira, 28 de abril de 2010

O bebê de 3 semanas

Como seu bebê está crescendo

Dá para acreditar que o bebê já tem quase 1 mês? Passou rápido, não? Ao final desta semana, seu filho poderá levantar a cabeça um pouquinho quando estiver de bruços e até virá-la de um lado para o outro. O movimento de pernas e braços é menos descoordenado, à medida que ele ganha maior controle muscular.

Embora seja difícil de distinguir a esta altura, é possível que o bebê comece a desenvolver hábitos de sono e alimentação, o que não quer dizer que o próximo mês ainda não trará mudanças.

Uma boa forma de estimulação e entretenimento para esta fase é através de um móbile com cores, linhas e formas fortes e contrastantes; livrinhos ilustrados com desenhos desse tipo também servirão para distrair seu filho.


Sua vida: como lidar com a falta de sono

Não dá para descrever de outra forma o que você está sentindo: exaustão, certo? A verdade é que as noites maldormidas acompanham a vida de pais e mães desde que o mundo é mundo.

Para amenizar tanto cansaço acumulado, tente dormir, ou pelo menos descansar, quando o bebê também estiver tirando a soneca dele. A sensação de exaustão acaba indo embora -- e, se não for, converse com seu médico, porque você pode estar com deficiência de ferro. Os obstetras costumam orientar as mães a continuar tomando o suplemento vitamínico durante o período da amamentação, para evitar a anemia.

O padrão de sono dos bebês costuma ser mais regular à medida que eles crescem; porém, assim como os adultos, há crianças que precisam de mais horas de sono e outras de menos. Torça para que seu filho seja da turma dos dorminhocos!

Quanto à amamentação, seios cheios demais, dores na mama, bicos dos seios rachados ou mastite são problemas comuns e para lá de incômodos na fase de amamentação, mas podem e devem ser tratados. Fique de olho.



Dicas úteis

Certifique-se de que o coto umbilical do bebê está cicatrizando direitinho.

Seu corpo vai passar por uma série de mudanças no pós-parto. Saiba o que esperar.

A pele dos bebês

O que são esses pontinhos e espinhas no rosto do bebê?

É comum os bebês ficarem com pontinhos brancos e espinhas no rosto, normalmente duas semanas depois de nascer. As lesões ficam no nariz ou no queixo, e são causadas por secreções das glândulas sebáceas. Embora pareçam estar elevadas, ao toque são quase imperceptíveis.

O pico da ocorrência em bebês acontece por volta de 3 semanas, e a miliária vai embora em um mês, um mês e meio no máximo. É um fenômeno tão comum que fotógrafos profissionais já sabem que elas vão aparecer e preferem fotografar bebês depois da quarta semana, quando a pele volta a ficar lisinha.

Alguns bebês chegam a ter espinhas de verdade, parecidas com as da adolescência, mas elas também vão embora quando a criança completa 2 meses.



Como posso ter certeza de que não é uma coisa grave?

A miliária e as espinhas costumam aparecer no rosto e nos ombros. A maioria das outras irritações de pele surge no corpo. Existem vários tipos de manchas e erupções de pele que são totalmente benignas nos recém-nascidos mesmo que sejam avermelhadas.

Quando se trata de uma doença de verdade, a febre costuma aparecer, e os bebês ficam irritados e inquietos. Se você ainda estiver em dúvida, dê uma ligada para o pediatra.



Por que os bebês têm espinhas? Elas incomodam?

Assim como na adolescência, os responsáveis são os hormônios. No caso dos recém-nascidos, porém, trata-se dos hormônios da mãe, que ainda estão circulando no organismo do bebê.

Por sorte, a irritação de pele causa no máximo um pouco de coceira na criança.



Qual é o tratamento?

A maioria dos casos de miliária e espinhas se resolve sozinha mesmo que não se faça nada. Se você notar que a pele do seu bebê está oleosa demais, lave-a algumas vezes por dia com água morna e seque com delicadeza.

Tente não mexer nas espinhas e não passe nenhum tipo de creme ou pomada. Em pouco tempo, seu filho voltará a ter aquela pele lisinha de bebê.

A 1ª (e espero última) CÓLICA

Pois bem... Mãe de primeira viagem, acaba aprendendo as custas dos seus próprios erros...
A nossa infeliz idéia de suplementar com Nan, para melhorar a noite de sono do Gabriel (e a nossa) foi completamente fracassada.
Demos no domingo a noite, pois como falei, meu leite "evaporou" por questões emocionais.
Resolvemos repetir a dose ontem a noite, com quase 100 ml da fórmula (o dobro da noite anterior, porem menos que o recomendado pra idade dele), já que parecia que o meu LM ainda não estava saciando nosso pequeno.
Beleza, o Gabriel demorou a dormir, chorou um pouco, mas eu acreditava ser manha, pelo excesso de colo do final de semana. Mas dormiu "super" bem das 2 as 8:30 da manhã, algo inédito e maravilhoso, até o passar do dia.
Então tá, lá vou eu as 8:30 trocar fraldinha e amamentar, até ai tudo bem.
Amamentação as 9, as 10, as 11, as 12, e assim vai até que la pelas 14, não aguentei mais ver meu bebêzinho choramingando e se retorcendo, nao conseguindo dormir sem dor por mais de 10 minutos, e resolvi apelar pro conselho da minha amiga Carô, mãe da Catarina. Lembrei que a fofucha teve colicas e foram resolvidas.
Eu iria apelar para o Luftal, mas felizmente conversei com minha amiga que sugeriu que eu oferecesse junto paracetamol, já que o 1° nao tira a dor, apenas alivia os gases do pequenino. Dito e feito. Comprei ambos, e dei só 2 gotinhas do luftal, e por receio, nao dei o outro. Aliviou pouquissimo o contorcionismo de dor do Gabriel. Esperei o Rafa chegar e dei 2 gotinhas do paracetamol, que fez efeito umas 3 horas após, tirando como que com a mão a dor do nosso menino. Rendeu 3 horas de sono, sem dor, com uma carinha tranquila. Acordou faz uns 20 minutos, uma mamadinha e pegou no sono novamente.
Resumindo, para a cólica nao adianta massagem, bolsa quente (ambos até aliviam mas muito pouco), o que resolveu sim foi ter que apelar, mesmo contra a vontade, pra medicação.
A principal lição disso tudo é evitar o stress, que meu LM volta a jorrar, e não usar mais essas formulas que trancam o intestino do Gabriel (sim, ele só fez 2x coco hj durante o dia, por isso tanto sofrimento, já que o normal dele, é sempre após as mamadas).
Definitivamente, ver o sofrimento dele, faz a gente rever tudo e perceber que acordar ao longo da noite pra amamentá-lo por mais cansativo que seja e que pareça que ele não se alimentou bem antes de dormir, é bem melhor que qualquer dorzinha que incomode ele.
bjs!