quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Que venha 2010!

Faz um certo tempo que nao escrevo detalhes de fato de como anda a nossa gravidez. O Rafa tem me cobrado isso, mas as vezes sinto que não tenho muitas novidades ou que merecem ser acumuladas num bolão para postar todas juntas, e acabo esquecendo (a tal da minha aminesia gestacional, hehe).
Primeiramente,  o quarto do Gabriel está praticamente pronto, com papel de parede, moveis, etc. Faltam detalhes da decoração como cortinas, tapete,  e agora que temos noção do espaço que está ocupado, podemos comprar a poltrona de amamentação. Ficou uma graça, bem infantil, como eu queria. Depois o Rafa tira uma foto e põe aqui. Também resolvi só montar ele por completo, com lençois, kit berço, brinquedos, etc, qdo estiver perto do nascimento, afinal  quarto é para ele, e nada mais justo que ele inaugurar. Por enquanto, as coisas ficam guardadas. Embora dê uma vontadinha de deixar tudo prontinho e bonitinho ja exposto. As vezes pego o Rafa sentado sozinho no quarto, pensando sei la no que, ou até sei, como as coisas serao diferentes e melhores depois de abril.
Essa semana foi extremamente cansativa para deixar tudo em ordem. Acordei cedo, dormi tarde, e tivemos dias bem quentes por aqui, nem o ar ajudou muito. Com o cansaço, resolvemos curtir os ultimos dias de nossas férias em casa, já que segunda-feira, o ano recomeça. Confesso que precisaria de férias das férias, pois estou bem cansada...
A minha barriga, agora não é mais duas, já sinto o Gabriel na altura das minhas costelas. As vezes fico preocupada pois acho que ele não está mexendo tanto quanto antes, se bem que o espaço está ficando reduzido, e como de praxe, quando deito a noite e relaxo, ele dá saltos gigantes, que se apóio algo na barriga, isso salta longe... É engraçado, e muito bom também. As vezes, quando fico de lado, ele não curte muito, me cutuca, e me virando e o incomodo dele e meu passam. Algumas pessoas já veem que minha pança é de gravidez, outras, nas filas dos caixas, fazem que não veem pra não ceder lugar. Já outros só faltam te carregar no colo.
Ontem estávamos comprando as coisas da ceia do Reveillon, eu de bermuda e baby look azuis, mas a blusinha ja está curta e ora sobe deixando o umbigo de fora... O Rafa disse que não tem mais como nao ver que é barriga de grávida e que eu parecia o bonequinho do pacman quando a blusa subia, sendo a minha barriga a mostra a boca do come come...heheh
O mais engraçado é que não tenho me sentido tao mal com  o aumento da barriga qto no mes anterior. Também, tenho controlado muito a alimentação e devo ter engordado menos de 1 kg esse mes, alem de minha glicose ter normalizado.
Outra precupação é com o sol que está bem forte... Mais uma meleca para passar: bloqueador solar. Tenho mto medo daquelas manchas que surgem na gravidez então prefiro evitar o sol direto, ja que conheço pessoas que ficaram com os cloasmas em definitivo depois o parto.
Agora que as coisas já estao encaminhadas, podemos comprar o enxoval mesmo, visto que temos onde guardar...
No mais é curtir esses 105 dias que faltam, 3.5 meses, ver os detalhezinhos que são muitos  e esperar a chegada do nosso pimpolho.
Que 2010 traga a todos tantas alegrias quanto trará pra nós com a realização de sonhos e alegrias nas vidas de cada um.

FELIZ ANO NOVO!





25 Semanas!

O Bebê


As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 33 cm da cabeça aos pés. O espaço para suas travessuras dentro da barriga da mãe está se acabando e, na maioria das vezes, esta é uma fase em que ele já se encontra de cabeça para baixo. Seu paladar continua se desenvolvendo e o sabor do líqüido amniótico que ele engole varia de acordo com o alimento que você ingere.





A Mamãe

O útero já está do tamanho de uma bola de futebol, por isso, para a maioria das gestantes o desconforto aumenta. Aparecem câimbras, dores nas pernas, inchaços, dores nas articulações, costas e quadris. A dificuldade para respirar, dormir e digerir alimentos aumenta. Para evitar as estrias no seio, além de muita hidratação, use sutiãs que os sustentem bastante, com alças largas, sem arames e que não aperte. Evite usar roupas com tecidos sintéticos ou com rendinhas, porque pode causar coceiras. Talvez você sinta um pouco de insônia, normais neste período em que não consegue encontrar uma posição boa para dormir. Se o nenê estiver muito agitado em qualquer hora do dia, alise sua barriga para acalmá-lo. Na hora de tomar leite, prefira o desnatado que possui mais cálcio.