sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os Sonos do Gabriel


Como falei no post anterior, o Gabriel (e acredito todos os bebês) tem um sono bem diferenciado do outro, mês a mês.
Graças a Deus, foram pouquissimas as noites que passamos sem dormir, na verdade só lembro da anterior ao meu retorno ao trabalho da licença maternidade e do 1° dia com ele em casa, onde a tararaca aqui, que não sabia que recem-nascidos sugam 48 horas por dia e ficou das 23 horas as 6 da manhã amamentando! (Toim, um sorvete na testa pra mim, mereço! Mas juro que aprendi).
Fora essas noites, a maioria foi, e espero que continue, sendo bem tranquilas, com algumas "acordadas" na madrugada, mas no geral, nada que uma chupeta devolvida a boca nao resolvesse.
Felizmente, o pequeno puxou ao papai e a mamãe, bom de cama... Embora as tias da escolinha digam que ele dorme pouco lá, em casa ele descansa bem... Lá, acredito que seja pela sua curiosidade em estar atendo a tudo e todos e pelo movimento quase constante de um ou outro coleguinha, mesmo na hora da naninha.
Confesso que a qualidade do sono do nosso gurizinho seja algo que me preocupo, em função da ação do hormonio do crescimento ser durante esse periodo, mas acredito que esteja tendo boas horas dormidas por dia.
Mas o que eu quero falar é sobre a variação na forma de nanar...
1° mês = dormia praticamente o dia inteiro, era um pacotinho, mal se mexia. Dormindo no berço desde os 7 dias.
2° mês = meio que introduzimos a rotina de dormir com o bico e uma fraldinha...
3° mês = com o frio do inverno, comecei a levá=lo durante o dia pra nossa cama, e ficavamos agarradinhos, especialmente durante as mamadas.
4° mês = dormia so com embalinho no colo e um cd de cantigas de ninar que deve ter furado de tanto tocar...
5° mês = começou a se mexer na cama, fugir das cobertas e acordar com a cabeça nos pés da cama.
6° mês = inicio na escolinha, passou a dormir em torno das 19 e nao mais a meia noite ou uma da manhã, acabadaço. E o detalhe era dormir coçando a orelha.
7° mês = choros na madrugada, mesmo dormindo. Pesadelo? Terror noturno? Só Deus sabe...
8° mês = inicia o vira-vira a noite toda, de um lado pro outro da cama...
9° mês = além do vira-vira, a mania de abraçar e por a perna sobre o papai ou a mamãe, ou mesmo o travesseiro...
E agora beirando o 10° mês, a novidade é fazer "apoio" dormindo com um sorriso na boca, como se estivesse rindo da nossa cara...
Imagino o que vem por aí...

;)