quarta-feira, 14 de outubro de 2009

14 Semanas!

Da cabeça até o bumbum, o bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas.
O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.
Olhos e orelhas estão na posição correta. As bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.
O bebê agora tem impressões digitais! Ele as criou sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movia suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos!
Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo.

Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana, o que significa que  não se pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa e, cá entre nós, nojenta do bum bum do seu bebê!
O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Pode-se ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler" ou Sonar.
O  bebê continua ganhando novos talentos impressionantes como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários (isto irá ajudá-lo a sujar a  cozinha enquanto estiver tentando alimenta-lo, mais isso é só mais tarde).