quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sim! O pai é alfabetizado.

Após muitas promessas por parte da Paty, resolvi fazer um post que não seja um video de ecografia. Na verdade, não era fácil pensar em algo digno de ser dito.

Como assim?! Afinal de contas, estamos grávidos. Com certeza isso é assunto suficiente para comentar algo mais elaborado do que os sons monossilábicos que o meu irmão André costuma usar para se comunicar.

O fato é, como a Paty já deixou claro anteriormente, estávamos uma "pilha de nelvos" e eu não queria passar os meus dias achando formas diferentes e originais de expressar o meu cagaço com essa situação.

Mas agora é diferente...

Finalmente o primeiro trimestre está chegando ao fim e com ele várias incertezas. As que ficam, são do tipo bom: será que o tal doutor é bom mesmo e conseguiu identificar que estamos esperando um "ticudinho"? Quando é o melhor momento de começar o enxoval e o quarto? Será que vamos dar conta do berreiro ou vai puxar os pais e dormir o máximo possível? E por aí vai...
A certeza que temos é que o Gabriel (ou Sofia) será muito amado(a) e que não vemos a horas de tê-lo(a) em nossos braços.


Paty: Esse é o maior presente que você poderia me dar. Esse nenê é a confirmação de todo o amor que sentimos um pelo outro. Muito obrigado!!!

12 Semanas


12ª semana:


Feto: os riscos de aborto diminuem. Nesta fase as estruturas estão todas prontas, por isso sem muitas novidades. Mas o processo de desenvolvimento e maturação do corpo do nenê continua. Seus ossos começam a se formar a partir das estruturas cartilaginosas e os folículos capilares onde se produzirão os pêlos e cabelos também já estão presentes neste período. A glândula pituitária, localizada no cérebro, começa agora a produzir hormônios. Os intestinos já estão no lugar certo do abdome e os rins já produzem urina. Gestante: a partir daqui, os enjôos tendem a parar e sua gravidez ficar mais tranqüila. Talvez seu útero cresça mais em um curto espaço de tempo, como sair dos 7cm originais e chegar aos 40, podendo ter seu peso aumentado de 70 para 1100g, até o fim da gravidez. Mas lembre-se: um abdome mais projetado meses após o parto é conseqüência do estiramento dos feixes de músculos que foram pressionados pelo útero e também pelo nenê. Esta semana marca o fim dos riscos de aborto espontâneo.

3º mês lunar


O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g.
A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.
Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.
A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.
Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.
Agora a mamãe já não sente enjôos, azias ou dores nos mamilos. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco.
A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.
Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).


O Bebê

Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas.