quarta-feira, 7 de outubro de 2009

13!


Amanhã meu gordinho está de aniversário! 13 semaninhas.
Ando bem cansada essa semana, até a fome louca sumiu.
Mais uma noite mal dormida, dia inteiro de curso, to exausta.
É engraçado que as meninas que sabem do meu "estado interessante" já enxergam a minha barriga, e algumas insistem que já se pode sentir o bebê mexer... Só sinto aumento da região abdominal abaixo do umbigo que parece estar mais durinha... já mexer, nadica... só na eco.
Não lembro se escrevi no ultimo post, mas encontrei lojas em Poa que vendem o berço como eu quero.
Agora é achar tempo para olhar.


13 Semanas

O bebe pode fechar a mão e até mesmo chupar o seu polegar nesta semana - ambas habilidades que são tão bonitinhas enquanto bebê ...  Se estiver com sorte, no próximo ultra-som, poderemos vê-lo chupando dedo.

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do feto diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. Suas medidas estão ficando cada vez mais proporcionais.
As pálpebras do bebe já devem estar fundidas para proteger os olhos à medida que desenvolvem. Seu crânio e de ossos estão se solidificando, portanto logo logo as costelas podem aparecer. Os intestinos do bebê estão finalmente no lugar onde devem estar - dentro da barriga dele e não no lado de fora junto ao cordão umbilical. Os alvéolos do bebê estão todos carregados e e os dentes estão quase prontos para nascerem há uns seis ou sete meses após o bebé nascer .
Suas cordas vocais e a laringe estão concluídas. Porém ele não será capaz de fazer qualquer som ainda, isto porque as ondas sonoras viajam através do ar e o bebê está imerso em líquido amniótico.
É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana).
A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20g.