quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pai Desesperado

Um videozinho pra descontrair... Muito engraçado, pro papai ir treinando...
;)

27ª Semana!


Hoje estava conversando com as meninas no trabalho, e me assustei quando me dei conta que "só" faltam 13 semanas... Aquilo que era tão distante taí, batendo à porta... Comecei a ver detalhes pro chá de bebê... Acho que vou dividir em 3, por grupos de afinidades, pq minha "listinha" ficou meio grande... hehe...
Minha mãe, toda vez que sai, compra algo pro Gabriel, chega ser engraçado... O Rafa disse que o filho ja tem mais roupas que ele mesmo... (e olha que não comprei nada ainda). O mais engraçado foi ela me contando que numa das lojas só tinha toalha de fraldas, então ela disse pra atendente: meu neto vai ser macho, não quero essa toalha fininha... Tirou meu filhote pra casca grossa...uhauhauh
Tenho dormido bem melhor, felizmente...Nao sei se é o sono atrasado ou se é bom sono de fato...
O cansaço também anda pegando... E na segunda-feira, me dei conta que meu tamanho aumentou, quando fui levantar daquelas cadeiras com braços articulados durante uma reunião e simplesmente "entalei"... Foi muito engraçado a reação de todos... parece que a sensaçao foi geral de que eu não tinha mais noçao do meu corpo...heheh
Bom, agora vai o desenvolvimento pra próxima semana...
Até mais...
;)


O Bebê


Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 33-35m (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.

Futura Mamãe

Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação. Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.
Trabalhar ou não trabalhar . . . ? Eis a questão! Se você é uma mãe que trabalha fora de casa, deve estar pensando se poderá voltar ao seu emprego após dar à luz. Essa pode ser uma decisão difícil para algumas famílias que dependem da renda materna. Informe-se sobre como poderá contornar essas situações com os profissionais de saúde e com pessoas que viveram essas experiências. Elas têm muita informação para você. Talvez contratar uma babá poderia ser a solução.
A taxa de colesterol aumenta já que é necessário à produção de progesterona (um dos hormônios da gravidez). Seu nenê terá um desenvolvimento que exige que você cuide melhor da sua alimentação, ingerindo mais nutrientes.

Seu médico talvez receite algum suplemento vitamínico, mas no caso de ocorrer obstipação intestinal (intestino preso) por conta do mesmo possuir muito ferro, avise-o imediatamente para que ele troque a medicação. Uma boa dica é comer três damascos secos por dia, incluir um pouco de azeite de oliva na sua dieta e deixar uma ameixa preta de molho em um copo com água por uma noite e depois fazer um suco com essa água, a ameixa e um mamão.
Isso tudo auxilia o bom funcionamento do intestino. Talvez sua sexualidade fique um pouco comprometida nesta fase, pois seus seios estão muito pesados e produzindo colostro. Isto vai deixar seu corpo cheio de dores e provavelmente mais cansada que o normal. Caso esta situação te incomode, converse bastante com seu companheiro para encontrar outras formas de carinho neste momento delicado. Mas lembre-se: seu nenê está bem protegido pelo líqüido amniótico.



Futuro Papai

São duas da madrugada. Você está no auge de seus sonhos (aquele "podium" de fórmula-1 ou no teatro de "streapers" naquela hora "H"). De repente você acorda com alguém puxando os botões do seu pijama. Você se senta rapidamente e pergunta "está tudo bem"? Ela responde que necessita urgentemente um BIG Mac com sorvete de chocolate na casquinha e um suco de frutas bem gelado! URGENTEMENTE!!!! Não é trabalho de parto!!! São os desejos por coisas estranhas em horários estranhos!!! Ela insiste... O bebê vai nascer com cara de sanduíche se eu não comê-lo agora!!!! E você que só queria dormir um pouco!! Mas descobre que não haverá sono enquanto não for buscar o pedido... O que você deve fazer? Isso soa familiar?
Prepare-se para ser acordado no meio da noite - isso já pode ser um preparo para quando o bebê estiver em casa - mas você não precisa ir ao Mc Donald's para ele. Tente convencê-la de que necessita alimentos saudáveis e que você vai preparar um sanduíche natural para ela na cozinha. Contudo, tenha em mente que suas sugestões poderão não ser aceitas. Nesse caso troque de roupa pegue as chaves do carro e mãos à obra....Eles vão ficar felizes!!






Endócrino...

Chegamos do endocrinologista faz  um tempinho...
Saí de lá bem aliviada, comparada a sensação que tive com a endocrino paraguaya...
Basicamente, o médico confirmou o que eu estava pensando...
Meus níveis de glicose pra jejum estão normais, e a glicemia pós prandial, também. Porem, a curva glicemica que deu 156, indica predisposição, mas não DMG de fato, e se eu manter a dieta e controle da glicose, td beleza.  Essa alteração da glicose, pode ter alterado os triglicerideos e meu colesterol está tranquilo, pq meu HDL está bem legal.
O médico explicou o pq dessas alterações, coisa que eu já havia lido nos seus artigos que pesquisei na internet. A culpa de todas essas alterações é da dona placenta.
Resumindo, devo seguir a dieta que estou fazendo desde o mês passado, e voltar a fazer lanchinhos intermediarios como eu fazia nas ferias e parei com o retorno ao trabalho... E daqui 10 dias fazer alguns exames laboratoriais para verificar como anda tudo e verificar pela eco se o percentil do Gabriel se mantem em 50 até o final da gravidez...
:)