quinta-feira, 29 de outubro de 2009

16 Semanas - 4 Meses Completos!

Confesso que ando meio relapsa com o blog. Ainda mais essa semana, que apesar de estar em casa, ando meio desanimada fisicamente por causa do resfriado. Mas também estou bem feliz com o desenvolvimento do Gabriel e vendo como esse ultimo mês passou rápido e tranquilo, fico menos ansiosa, mas ao mesmo tempo, loguinho estaremos com ele aqui. Estava pensando nisso hj quando acordei. Daqui 1 ano, com certeza, tudo estará diferente, aquela coisa de acordar de manhã e ficar embromando na cama, sem saber direito o que fazer primeiro, ou se devo ou nao levantar, já era. Até me imagino, com minhas insônias e mania de acordar cedo, vou ficar a beira do berço babando a cria enquanto ele dorme... ;)

16 SEMANAS COMPLETAS (ou Inicio do 5º mês)

O Bebê


Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos.
Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Seus ossos se fortificam. Já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. Prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias. (Oba, então na próxima eco o Gabriel vai estar quase do tamanho da mamãe...hehe)