sábado, 6 de fevereiro de 2010

3° ENCONTRO - Aleitamento Materno

Este foi o melhor encontro até agora pra mim. Não pelo aspecto "prático" da amamentação, mas por ser a 1ª aula que "ganhamos os bebês" para brincar. Muito engraçado, alguns pais embalando as bonecas inconscientemente como se fossem um bebe de verdade. O Rafa me surpreendeu com os cuidados, inclusive com o tiptop da boneca que nao parava fechado, e ele tanto mexeu que conseguiu deixar toda fechadinha. Depois chegando em casa, no seu papo diario com o Gabriel avisou que ele não vai andar "esbangalado" como aquelas bonecas...heheh

Vamos aos tópicos da aula:

  • - LM - tempo de digestão/excreção +/- 2 horas
  • - Fórmulas: +- 4 horas
  • - Lavar o seio com LM/Colostro evita proliferação de bacterias, dispensando a lavagem com agua e sabao
  • - Amamentação imediata pós parto: libera ocitocina = involução uterina mais rápida
  • - Em geral, se o bebê mama com mais frequencia durante o dia, mais tempo dorme durante a noite
  • - Perda de Peso do Bebê na primeira semana = 10 - 15%
  • - Preparo da Mama na Gestação (a partir das 30 semanas): bucha vegetal ou toalha de banho - 3 "esregadas" em cada mama. Banhos de sol - 20 minutos/dia
  • - Pega correta: o bebê faz boca de peixe, abocanha o bico e areola. Media = 5 sugadas e 1 pausa
  • - Concha de Amamentação: criação de bico proteção contra fissuras causadas pelo sutiã. Podem causar assaduras se usadas em excesso, ideal usar 1 hora antes da amamentação. Evitar ficar mto tempo. Preferível usar fralda como absorvente do LM em excesso.
  • - Bicos de Silicone: protegem o mamilo, se prendem ao seio com o vacuo criado durante a sucção
  • - Absorventes de Seio: usar somente após 2 semanas, pois podem causar assaduras devido ao acumulo de umidade e pouca circulação de ar no seio. Trocar a cada 2 horas no maximo.
  • - Dersani/Lancinó: pomadas antifissuras que podem ser usadas na amamentaçao.
  • - 1° Dia de Amamentação: +/- 1 colher de sopa de colostro coletado em 20 minutos de ordenha mecanica
  • - Colostro:1° ao 4° dia: amamentar de 10 a 15 minutos em ambas as mamas
  • - LM: 5° dia em diante: +/- 20 minutos em cada mama até esgotar bem cada uma, pois o leite gorduroso vem no final, o inicial é mais liquido e hidratante. Se o bebê precisar de mais LM, faze-lo arrotar entre troca das mamas.
  • - Ordenha Mecânica: Especialmente na 1ª semana, se sentir os seios muito pesados e cheios, o que pode dificultar a pega, fazer antes de amamentar.
  • - Congelamento do LM: 3 meses no freezer ou 15 dias no congelador. Descongelar em banho maria nao em microondas.
  • - Para Amamentar: apoiar SEMPRE o braço no encosto da poltrona ou se deitada, fazer pilha de travesseiros e usar SEMPRE almofada de amamentação = Evita dores no ombro e braço .
  • - Posições para Amamentação: Cavalinho, Bola de Futebol Americano e Barriga-Barriga. Deixar o bebê o mais descoberto possivel (só de body), sem envolver em mantas, pois o excesso de calor facilita cansar mais rápido e dormir na amamentação. Conversar com o bebê antes da mamada, de preferencia o pai. Segurar o bebê pela cabeça e pelo bumbum.
  • - Engurgitamento da Mama: amamentar com mais frequencia, ordenha manual - empurrando a areola, nunca puxando o bico, usar analgesicos e antiinflamatorios prescritos pelo medico.
  • - Dicas: beba mais água, coloque boa musica e relaxe, descanse quando o bebe descansar, água quente - dilata os ductos - aumenta/facilita saida de LM, agua fria contrai - estanca.

2° ENCONTRO - Gestação e Parto

Esta aula, poderia ter sido a mais interessante de todas, mas achei a instrutora meio "esnobe", do tipo que falava o tempo todo "nós da área médica que sabemos" etc, então perdeu pontos no meu conceito final por causa disso. Abaixo os tópicos que julguei importante anotar:

  • - A variação da Pressão Arterial não deve variar mais de 30 mmHg na gestação, comparada a antes da gravidez.
  • - Se possível, medir a PA deitada, virada para o lado esquerdo, pois evita a compressão da veia Cava, o que também gera inchaço nos membros inferiores (isso também é válido como melhor posição para se dormir no final da gestação.
  • - Se tiver com hipotensão = levantar lentamente, pois a circulação na gestante demora mais tempo a alcançar todos os órgãos, podendo gerar tonturas.
  • - Infecção Urinária pode gerar contração uterina = parto prematuro
  • - Sinais e Sintomas para procura de Auxilio Médico de Emergência: perda sanguinea, perda de liquido amniotico (tem cheiro de água sanitária), perda de liquido com meconio (cor esverdeada) = se o bebe evacuou no utero, perdeu o controle sobre os sfincters, por algum sofrimento fetal, contrações prematuras, edema crescente, alterações visuais, cefaleia, tontura
  • - Pré-Eclampsia = PA elevada, edema, proteinuria, visao com pontinhos pretos ou brilhantes. Risco grave a mae e ao bebê
  • - Falso Trabalho de Parto: desconforto, contrações espaçadas (aparecem e desaparecem), contração abdominal (não lombar)
  • - Verdadeiro Trabalho de Parto: contrações sentidas das costas para a frente, contrações entre 10 e 15 minutos com inicio durante entre 15 a 25 segundos cada uma, aumentando com frequencia e intensidade.
  • - Contração Efetiva de Final de Gestação: dilata o colon = parto
  • - Sinais Iminentes de Trabalho de Parto: descida do útero (lá pela 38ª Semana), contrações indolores, perda do tampão mucoso (horas ou dias antes do parto), ruptura da bolsa com perda de liquido
  • - Tipos de Anestesia: Local (em alguns casos de parto normal), Geral, Raquidiana, Peridural. Essas duas ultimas diferenciam-se pela profundidade da inserção da agulha na coluna, podendo ser feita ambas se o anestesia achar necessario. Na peridural, eles podem manter um catéter "conectado" para ir lançando mais anestesico se preciso for.
  • - Parto Natural: precisa de 4cm de dilatação para anestesiar, lavagem intestinal e tricotomia, repouso de 6 horas após o parto
  • - Cesareana: repouso de 12 horas após o parto (sem levantar), jejum 6 horas antes, sonda urinária.
  • - Trabalho de Parto: 1° dilatação, 2° expulsão, 3° dequitação da placenta.
  • - Fatores do Parto: motor (força contrátil), trajeto (passagem) objeto posicionado (passageiro)
  • - Bebê ao Nascer: recebe duas injeções (uma em cada perninha)= 1 Vitamina K (antihemorragica) e outra contra Hepatite B. No dia seguinte: BCG

1° ENCONTRO - Aspectos Psicologicos da Gestação

Este primeiro dia, foi interessante, embora nessa altura do campeonato, acho que os transtornos emocionais já se estabilizaram um pouco.
Até pq estou bem calma, tentando não ficar ansiosa, o que acho ter me ajudado bastante. Estou deixando cada coisa a seu tempo, sem atropelar nada, então, parece estar funcionando.
Nessa aula, talvez o aspecto que tenha me chamado atenção, foi a Depressão Pós Parto. Confesso, esse ser um dos meus medinhos, até pq ja tive depressao com direito a recaída, medicamentos e td, e não quero ter isso de novo.
Acho que depois do parto deve acontecer um mexe na cabeça da mulher, nao só hormonalmente, mas também psicologicamente, pois tu tinha teu bebêzinho dentro de ti, protegido, contigo o tempo todo e depois, são dois corpos "independentes", mesmo um dependendo do outro, seja por questão de sobrevivencia ou afetivamente.
Resumo desse assunto: é normal a sensaçao de tristeza após o parto, porém, se durar mais de 2 semanas, procurar auxilio médico imediatamente.

O Curso de Orientação à Gestantes

Oioi... Conforme comentei, o nosso cursinho começou na quarta. Está sendo interessante, mais pra relembrar algumas coisas, pois novidades de fato, foram poucas. O problema está sendo o calor. Não lá, pq o ar funciona muito bem, mas na rua. Ontem na volta pra casa passei mal. Apressada pra chegar logo não quis esperar lotação e peguei o primeiro onibus que veio (sem ar). Apesar das janelas abertas não conseguia respirar, sentia o ar quente entrar na minha garganta (a essa altura já respirava quase cachorrinho, hehe) e parecia que não tinha oxigenio. Foi me dando um desespero, ainda bem que em 5/10 minutos cheguei em casa. Liguei pro Rafa vir logo, pq não sabia se ficaria melhor, apesar da minha mãe estar comigo, caso eu precisasse. Banhao tomado, ar ligado, água gelada e comidinha, fiquei melhor. Fomos pro curso... O resto conto por aqui, vou tentar fazer um post pra cada tema do curso, até pq depois, se eu precisar, é mais facil fazer uma busca aqui que nas minhas anotações.
Cronograma:

1° ENCONTRO - Aspectos Psicologicos da Gestação
Dinâmica com psicóloga que possibilita uma melhor compreensão dos sentimentos que envolvem a gestação e a nova estrutura familiar.

2° ENCONTRO - Gestação e Parto
Orientação dada pela enfermeira sobre cuidados específicos na gestação, tipos de parto e dicas sobre sinais e sintomas de trabalho de parto.

3° ENCONTRO - Aleitamento Materno
A enfermeira apresenta a mama como fonte de alimento, formação de vinculo e desenvolvimento do bebe, de forma prazerosa.

4° ENCONTRO - Cuidados com o Recém-nascido
Orientações gerais e dicas dadas pela enfermeira sobre a internação, o que levar ao hospital, qual a melhor roupa para o bebe ficar confortável, e outras. Demonstração do banho do recém-nascido e curativo umbilical.

5° ENCONTRO - Puericultura
A pediatra/neonatologista orienta sobre o desenvolvimento do bebe e como cuidá-lo de forma segura e tranqüila em todas as fases.

6° ENCONTRO - Interação Pais/ Bebe-Nutrição
Dinâmica com profissionais especializados, onde cada casal recebera um “bebe”, possibilitando assim o compartilhamento e esclarecimento das ansiedades e preocupações que envolvem a gestação.