quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 Semanas!

Eu!
De modo geral, tenho me sentido bem, apesar de alguns dias quentes que fizeram. Mas já me sinto mais pesada, mesmo tendo engordado pouco mais de 3 kg. Dormir também começou a ficar complicado, não pela falta de sono, ao contrário, tenho tido bastante, mas por parecer que o Gabriel tem preferencia por certas posiçoes. Nas ultimas duas noites fiz uma "caminha" pra barriga com um travesseiro, ajudou bastante. As costas doem um pouco no final do dia.  A barriga parece estar enorme, ao menos eu a sinto assim, e comecei a sentir o Gabriel pulando mais vezes durante o dia, não só após a janta quando eu descanso. No restante, tudo tranquilo.

O Bebê


Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Neste período seu cérebro está em pleno desenvolvimento, formando neurônios que se ligam ao restante do corpo. Botões de dentes de leite e permanentes começam a apontar por baixo das gengivas.

Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.



Futura Mamãe

Você pode estar notando várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. Você pode desenvolver a "máscara da gravidez" ou "cloasma" - manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. Sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias. Tem dificuldade em manter a postura ereta já que, com o peso da barriga há uma mudança do eixo da gravidade da coluna. Seria bom que você já começasse os preparativos para o enxoval e o quartinho do nenê. Tente adiantar seus afazeres o máximo possível no segundo trimestre, porque no terceiro você vai estar com menos disposição para qualquer coisa.


Seu peso hoje


Só por curiosidade, no seu ganho de peso até agora pode contar que:
200g é o seu bebê
170g a placenta
320g o líquido aminiótico,
320g o útero
180g cada seio

O restante do seu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.