sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Nosso Menino Está Crescendo

O post abaixo tem a ver com duas noites, desde que o Gabriel tinha uma semana de vida, que tive que acordar na madrugada (nem tao madrugada, 5 da manha, mas para quem dorme as 2, é madrugada sim) para amamentá-lo.
Achei estranho, essa "regressao", entao comecei a me dar conta de algumas coisas, e a principal, eles crescem muito rapido. Nao é só papo de maes mais experientes, é a mais pura verdade.
Mais uma vez estamos na fase de transição de tamanhos de fraldas, que é bem inconveniente, chatinha e suja... As pequenas ainda servem, justas, mas não seguram mais toda a produção de numero 2 dele... Como ele tem feito cocô em horarios bem definidos, temos tentado usar a fralda media (que ainda é grande para ele, mas segura mais) nesses horarios. Mas em geral, é troca de roupa na certa... Terça feira, acho que trocamos umas 5x todo uniforme... hehe
As roupas também estão "encolhendo" muito rapido... Me apavoro como elas deixam de servir rapido... Dá mta pena, pq sao tao bonitinhas...
Voltando ao sono... Percebi o pq dele estar acordando na madrugada... Obvio: FOME.
Apesar do visivel crescimento do Gabriel, nas roupas, fraldas, nao me dei conta que estava na hora de aumentar o volume da mamadeira noturna. Bingo, 30 ml a mais fizeram o pequeno dormir ate as 8:30.
Agora além de roupas maiores, também, tenho que comprar uma mamadeira maior tb, mas nao estou encontrando por aqui a que quero, que é importada, anticolica, mas hei de achá-la...hehe

bjs

Sonho de Pai e Mãe

Quem que depois de um dia cansativo de amamentação e troca de fraldas não quer uma bela noite de sono? Mas, para quem tem bebê e criança em casa a vida noturna pode ser agitada. É por esse motivo que quando estamos gestantes ouvimos tantos e tantos conselhos para aproveitar o sono enquanto há tempo.

O segredo é manter a calma e não desanimar. Para que todos possam dormir com os anjinhos o pediatra americano Prof. Gregory Stores e especialista em sono da Comunidade Pampers dá 12 dicas para acalmar e nanar seu bebê.

1. Tente estabelecer uma rotina estável para todo o dia do bebê, respeitando a hora de começar o dia, horários de alimentação, banho, hora de dormir, etc. è importante para ele entender a hora de pegar no sono.

* Cerca de 20 a 30 minutos antes de colocar seu pequeno para dormir à noite, é recomendável que você faça as mesmas coisas, na mesma ordem, todos os dias: dar um banho, colocar o pijaminha, alimentar, dar um colinho, fechar as cortinas e dizer boa noite.

2.Você também pode alimentá-lo ao fim do dia, sempre no mesmo horário, para que possa dormir por mais tempo e não acorde com fome.

3.A alimentação noturna não deve durar mais que o necessário. Por volta dos quatro meses, o relógio biológico da maioria dos bebês saudáveis está suficientemente desenvolvido para que eles possam dormir a noite inteira sem necessidade alimentar-se. A alimentação noturna, quando frequente e desnecessária, interfere no sono, já que “recompensa” o bebê cada vez que ele acorda.

* Se o bebê está ganhando peso, é adequado espaçar as alimentações noturnas desde as primeiras semanas. Evitar tal prática traz benefícios não apenas para a criança, que tende a se alimentar mais durante o dia, garantindo assim a nutrição necessária para crescer de forma saudável, mas também para os pais, que poderão dormir melhor.

4. Ajude o bebê a dormir por conta própria. Se ele puder fazer isso na hora de ir para cama, será mais fácil voltar a pegar no sono quando acordar durante a noite, sem precisar estar com o pai ou a mãe. Esse processo chama-se autorrelaxamento. É possível incentivá-lo, colocando o bebê no berço ainda acordado ou sonolento, dar o beijo de boa noite e deixá-lo dormir por conta própria. Se ele chorar, espere alguns minutos em vez de responder imediatamente, porque alguns bebês choram quando estão pegando no sono. A mesma coisa acontece durante a noite.

5. Seu bebê pegará no sono mais facilmente, ou voltará a dormir por conta própria, se as circunstâncias em que ele dorme são as mesmas quando ele acorda durante a noite. O ideal é que ele não pegue no sono em outros ambientes ou em circunstâncias diferentes das que ele encontra quando acorda durante a noite.

6.Os costumes de cada família são diferentes, mas, de forma geral, não é recomendável os pais compartilharem sua cama com o bebê ou levá-lo para ela quando ele chorar a noite, pois isso interfere no desenvolvimento de sua capacidade para relaxar sozinho. Além do mais, existe o risco de que a respiração dele seja obstruída quando você estiver dormindo.

7.É recomendável estabelecer uma diferença clara entre o dia e a noite desde cedo, para ajudar o desenvolvimento do relógio biológico do bebê. Ele precisa aprender que a noite é quieta, escura e tranquila, e não um momento para interagir com outras pessoas. Será mais fácil para ele perceber isso se a luz estiver baixa, o ambiente quieto e calmo, e se for mantido pouco contato com ele (quando você tiver de atendê-lo). Ao amanhecer, a luz deve entrar no quarto e as atividades gerais, como dar o banho e vesti-lo, alimentá-lo e brincar, devem aumentar.

8.O ambiente de dormir do bebê deve ser, acima de tudo, indutor do sono. Deve ter a temperatura certa, ser quieto e escuro.

9.É importante que o bebê se sinta confortável durante a noite, com a fralda limpa e com pijamas e lençóis frescos e macios.

10.Assegure-se de que o bebê respira adequadamente quando está dormindo. Deite-o de costas, usando um colchão firme e de boa qualidade, que não afunde ao redor da cabeça. Ter certeza que nem o nariz, nem a boca estejam obstruídos pelas roupas de cama ou outros objetos no berço é importante medida de segurança. Um berço seguro, com barras não muito separadas e um ambiente livre de fumaça também são essenciais. Os possíveis perigos de dormir junto com o bebê são maiores se algum dos pais tem o sono pesado por causa da ingestão de álcool, medicação ou outras substâncias.

11.Lembre-se de você não deve sofrer noites sem dormir por muitos meses, porque pode ensinar o seu filho a dormir bem desde pequeno. Isso será bom não só para ele, mas também toda a família.

12.Se o bebê continua a dormir mal apesar de seus esforços para seguir estas dicas, talvez seja necessário considerar razões médicas, como mal-estar estomacal ou alergia. Recomendações podem ser obtidas com o pediatra.