sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sonho de Pai e Mãe

Quem que depois de um dia cansativo de amamentação e troca de fraldas não quer uma bela noite de sono? Mas, para quem tem bebê e criança em casa a vida noturna pode ser agitada. É por esse motivo que quando estamos gestantes ouvimos tantos e tantos conselhos para aproveitar o sono enquanto há tempo.

O segredo é manter a calma e não desanimar. Para que todos possam dormir com os anjinhos o pediatra americano Prof. Gregory Stores e especialista em sono da Comunidade Pampers dá 12 dicas para acalmar e nanar seu bebê.

1. Tente estabelecer uma rotina estável para todo o dia do bebê, respeitando a hora de começar o dia, horários de alimentação, banho, hora de dormir, etc. è importante para ele entender a hora de pegar no sono.

* Cerca de 20 a 30 minutos antes de colocar seu pequeno para dormir à noite, é recomendável que você faça as mesmas coisas, na mesma ordem, todos os dias: dar um banho, colocar o pijaminha, alimentar, dar um colinho, fechar as cortinas e dizer boa noite.

2.Você também pode alimentá-lo ao fim do dia, sempre no mesmo horário, para que possa dormir por mais tempo e não acorde com fome.

3.A alimentação noturna não deve durar mais que o necessário. Por volta dos quatro meses, o relógio biológico da maioria dos bebês saudáveis está suficientemente desenvolvido para que eles possam dormir a noite inteira sem necessidade alimentar-se. A alimentação noturna, quando frequente e desnecessária, interfere no sono, já que “recompensa” o bebê cada vez que ele acorda.

* Se o bebê está ganhando peso, é adequado espaçar as alimentações noturnas desde as primeiras semanas. Evitar tal prática traz benefícios não apenas para a criança, que tende a se alimentar mais durante o dia, garantindo assim a nutrição necessária para crescer de forma saudável, mas também para os pais, que poderão dormir melhor.

4. Ajude o bebê a dormir por conta própria. Se ele puder fazer isso na hora de ir para cama, será mais fácil voltar a pegar no sono quando acordar durante a noite, sem precisar estar com o pai ou a mãe. Esse processo chama-se autorrelaxamento. É possível incentivá-lo, colocando o bebê no berço ainda acordado ou sonolento, dar o beijo de boa noite e deixá-lo dormir por conta própria. Se ele chorar, espere alguns minutos em vez de responder imediatamente, porque alguns bebês choram quando estão pegando no sono. A mesma coisa acontece durante a noite.

5. Seu bebê pegará no sono mais facilmente, ou voltará a dormir por conta própria, se as circunstâncias em que ele dorme são as mesmas quando ele acorda durante a noite. O ideal é que ele não pegue no sono em outros ambientes ou em circunstâncias diferentes das que ele encontra quando acorda durante a noite.

6.Os costumes de cada família são diferentes, mas, de forma geral, não é recomendável os pais compartilharem sua cama com o bebê ou levá-lo para ela quando ele chorar a noite, pois isso interfere no desenvolvimento de sua capacidade para relaxar sozinho. Além do mais, existe o risco de que a respiração dele seja obstruída quando você estiver dormindo.

7.É recomendável estabelecer uma diferença clara entre o dia e a noite desde cedo, para ajudar o desenvolvimento do relógio biológico do bebê. Ele precisa aprender que a noite é quieta, escura e tranquila, e não um momento para interagir com outras pessoas. Será mais fácil para ele perceber isso se a luz estiver baixa, o ambiente quieto e calmo, e se for mantido pouco contato com ele (quando você tiver de atendê-lo). Ao amanhecer, a luz deve entrar no quarto e as atividades gerais, como dar o banho e vesti-lo, alimentá-lo e brincar, devem aumentar.

8.O ambiente de dormir do bebê deve ser, acima de tudo, indutor do sono. Deve ter a temperatura certa, ser quieto e escuro.

9.É importante que o bebê se sinta confortável durante a noite, com a fralda limpa e com pijamas e lençóis frescos e macios.

10.Assegure-se de que o bebê respira adequadamente quando está dormindo. Deite-o de costas, usando um colchão firme e de boa qualidade, que não afunde ao redor da cabeça. Ter certeza que nem o nariz, nem a boca estejam obstruídos pelas roupas de cama ou outros objetos no berço é importante medida de segurança. Um berço seguro, com barras não muito separadas e um ambiente livre de fumaça também são essenciais. Os possíveis perigos de dormir junto com o bebê são maiores se algum dos pais tem o sono pesado por causa da ingestão de álcool, medicação ou outras substâncias.

11.Lembre-se de você não deve sofrer noites sem dormir por muitos meses, porque pode ensinar o seu filho a dormir bem desde pequeno. Isso será bom não só para ele, mas também toda a família.

12.Se o bebê continua a dormir mal apesar de seus esforços para seguir estas dicas, talvez seja necessário considerar razões médicas, como mal-estar estomacal ou alergia. Recomendações podem ser obtidas com o pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário