domingo, 14 de fevereiro de 2010

Agora Sim, Um Post Sobre Nós!

Depois de só falar sobre o que vimos no curso, talvez seja hora de falar como as coisas tem andado pra nós ultimamente, já que não tenho falado muito por aqui, só largado umas frases meio reclamonas no twitter.
Confesso que acho um saco pessoas que vivem reclamando, em especial, achava frescura de grávida reclamar tanto no final da gestação, mas to pagando pela minha língua...hehe
Definitivamente, o melhor Trimestre é o segundo, a vida segue normalmente como antes da gravidez, fora o fato de ter um serzinho mexendo na tua barriga, o que nada incomoda, pelo contrário.
Já nesse trimestre, com todo o calor todo que tem feito (meninas, se puderem, não engravidem no inverno, e sim no verão) as coisas tem sido bem complicadas: mal estar, inchaços, mal humor, aumento de peso, barriga empurrando estomago pra cima e bexiga pra baixo, caminhar feito pata-choca com as pernas meio cambotas, dor nas costas, cãimbras, e por aí vai, se eu continuar falando as pessoas vão desistir de ter filhos...ehehe
Mas apesar desses sintominhas, vale muito a pena, não me arrependo um segundo. Sentir o Gabriel "pula-pula" mexendo na minha barriga, compensa tudo.
Embora algumas pessoas digam que só ganhei barriga, tenho me sentido enorme pra todos os lados, e na última semana senti o crescimento do panceps pros lados, pq até então parecia que só tinha barriga na frente, agora o Gabriel tem se espalhado pela minha cintura também. Comecei a sentir o que a minha sogra falava, os famosos chutes nas costelas, chega ser engraçado (não dolorido, só diferente), ele chuta as costelas da esquerda e a cabeça dele embolada na direita... isso quando ele não resolve fazer polichinelo, como o Rafa diz, aí mexe em tudo dentro da mamãe.
Estamos em pleno feriado de Carnaval, e como nos anteriores, resolvemos ficar em casa para agilizar as coisas. Preferimos não viajar, nem tanto pelo cansaço da viagem, mas confesso que nessa altura do campeonato, prefiro ficar no conforto da nossa casa. E rendeu bastante nosso feriado, vimos quase td que faltava, só falta o bendito varão da cortina do quarto do Gabriel, que não encontro como quero. Compramos a poltrona de amamentação, o tapete do quarto, chegaram as poltronas e sofá novos da sala, nos livramos dos antigos, enfim... Basicamente, falta instalar a cortina do Gabriel, e mandar fazer a estante nova da sala, pra deixar a casa em ordem, sem essa bagunça que ficou quando espalhamos as coisas do "escritório-quarto do Gabriel" pela casa. Amanhã devemos levar o projeto para ser executado, aí tudo se encaminha.
Ontem lavamos as roupinhas do Gabriel, para acabar com a ansiedade da minha mãe, que já estava tendo um xilique, achando que estava ficando td pra ultima hora, embora faltem entre 45 e 60 dias pro parto. Agora está tudo limpinho, cheirosinho, só falta passar e arrumar a malinha.
Outra coisa, é o chá de bebê. Hoje por exemplo, acordei bem ansiosa e impaciente com isso. Além de estar meio indisposta pras coisas do dia-a-dia, não ando com mto ânimo pra fazer as coisas, mais pela falta de tempo e por estar meio encima da hora pra tantos detalhezinhos. As ideias do que fazer, já temos, mas faltam detalhezinhos para começar a por em pratica a execução. Essa semana vamos decidir isso, senao vou acabar desistindo.
Bom, vamos almoçar, desculpem as reclamações dessa grávida chata.
;)

6° ENCONTRO: Nutrição

Confesso que esse foi a aula que menos me deixou curiosa e foi a única que o Rafa não prestou muita atenção, confiante nos dotes adquiridos na minha graduação. Mas valeu pra relembrar algumas coisas que estavam perdidas na minha memória esquecida, ainda mais depois da gravidez.
Nutrição da Gestante:
- Sensibilidade ao sal (cuidar pré-eclampsia e eclampsia)
- + Sensibilidade olfatória (Náuseas e Vomitos)
- + Volemia
- + Débito Cardiaco
- + Função Renal
- + Taxa de Metabolismo Basal
- + Consumo de O2
- + Acumulo de gordura localizada
Aporte Calórico:
- 1° Trimestre: Normalidade: perda de até 3kg, manutenção ou ganho de peso conforme tabela de IMC
- 2° e 3° Trimestres: Depende do estado nutricional da gestante
Necessidades Nutricionais:
- A partir do 2° Trimestre:
+ 300 kcal/dia: trabalho adicional do coração, trabalho adicional do útero, aumento da TMB
Proteínas: + 60g/dia (50% de AVB - auto valor biologico - origem animal) - rapido desenvolvimento do bebê, desenvolvimento da placenta, aumento do tecido materno
Vitamina A em excesso: má formação congenita
Cálcio: controle da Hipertensão Arterial (~ 5 copos de leite/dia ou equivalentes - 1200 mg Ca/ dia)
Ferro: Aumenta demanda no ultimo trimestre. ~27mg/dia.
Ferro e Cálcio competem, evitar ingeri-los juntos. Se for o caso, consumir vitamina C para fixação do Fe.
Fibras: 30 g/dia
Nutrição da Nutriz:
+ 500 kcal/dia: para cobrir energia da produção/oferta de LM, para cobrir gastos de trabalho metabolico
Proteinas: + 71g/dia: produção do LM, perdas no puerpério, e aminoácidos essenciais para o bebê.
Gasto Calórico Pós-Parto com a Amamentação:
- 1° Mês - 613 kcal/dia
- 2° Mês - 641 kcal/dia
- 3° Mês - 659 kcal/dia
- 4° Mês - 684 kcal/dia
- 5° Mês - 698 kcal/dia
- 6° Mês - 749 kcal / dia
- 7° Mês - 674 kcal/dia
Ou seja: AMAMENTAR EMAGRECE, MENINAS! ALÉM DE SER SAUDÁVEL PRO BEBÊ!
Alimentos que requerem atenção durante a amamentação:
EVITAR: Sacarina, ciclamato, alcool e cafeína
Aspartame: pode ser consumido
Sucralose: sem pesquisas a respeito, porem pouco absorvido pelo organismo (liberado para consumo)
Sacarina e Ciclamato: acumula no LM - EVITAR!!!
Stévia - liberado
Cafeína - com moderação
Alimentação para Crianças Menores de 2 Anos:
Se uso de LM exclusivo, não ofertar liquidos extras
Se uso de fórmulas: necessario hidratação extra do bebê.