segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Festa!

Pois bem, ontem aconteceu a festa, tão esperada, do 1 aninho do meu amorequinho.


Confesso que fiquei um pouco frustrada.


Primeiro, pela "doença" do Gabriel, explicada no post anterior. Deixou o pequeno irreconhecivel, baixo atral, de mau humor, sem querer sair do nosso colo. Sem falar das ulcerazinhas na boca que doiam e nao o deixavam comer desde sabado. Aliás, por um momento achei que iriamos cancelar a festa na ultima hora. As 4 da manhã do domingo, o Gabriel acordou desesperado, aos berros, ao menos nao mais com febre, chorando de dor. Quase o levamos a um hospital. Depois de mtas tentativas, ele dormiu, mas eu, acabei tocando direto. Resumo, depois de uma semana hiper corrida com funçoes no trabalho e outras particulares, alem da festa, fui exausta, e um pouco ansiosa, com medo que algo nao corresse bem. Felizmente tudo correu, exceto pelo humor do aniversariante que nao estava dos melhores, e não queria ir no colo de ninguem alem dos pais, avós e profes da escolinha. Coisa rara, pois o guri se joga no colo de todo mundo com a maior facilidade.


Segunda frustração: não consegui dar a atenção que gostaria pros convidados. Mesmo sabendo que o local é repleto de diversão e funcionarios cuidadosos com tudo, eu queria ter tido mais tempo pra sentar com cada pessoa e conversar. Não consegui e fiquei bem chateada com isso. Devem ter me achado mal educada ou até mesmo antipática. E com a função do Gabriel ter ficado mais manhoso após o Parabens (nem palmas que ele adora, quiz bater), acabei esquecendo de agradecer as pessoas presentes, mesmo já tendo o "discurso" pronto na cabeça ha dias. Acabei fazendo por email hoje.


Terceira frustração: não consegui comer nada, nem brincar em nenhum briquedo. Não comi por nao consegui parar, e nao brincar, pois qdo comecei a ter tempo pra tal, no fim da festa, estava enjoada e fiquei com medinho de chamar o Hugo...heheh


Fora esses "detalhes", no restante sou só elogios. Aos convidados, queridos, que prestigiaram a reunião de amigos para comemorar o primeiro ano de vida do maior motivo de alegrias em nossas vidas. Ao ótimo atendimento que o local fez, aparentemente agradando ou até mesmo surpreendendo muitas pessoas e nos dando uma atenção e tranquilidade imensa durante a festa toda. Aos inumeros presentes que o Gabriel ganhou, enchendo o quarto dele, sem deixar que entrássemos até hj.


Mesmo com contratempos, a maioria das pessoas parece ter gostado (o Rafa diz que sou insegura nesse ponto, quero ter certeza de que td foi perfeito) e se divertido bastante, alem de relatarem terem sido bem servidos. Essa era uma grande preocupação minha, que não faltasse nada e todos curtissem mto. Obvio que sempre tem um pra reclamar, que faria assim ou assado, pq nao fiz aquilo, pq blablabla...


Terminada a festa, fomos pra casa com o carro atrolhado, parecendo o trenó do Noel dia 24/12, exaustos e com o pequeno apagado. Ainda ficamos até bem tarde preparando o projeto do TCC do Rafa que "teria" de ser entregue hoje, mas somente no dia da entrega avisaram que seria adiado pro dia 8...


Hoje, o Gabriel acordou feliz da vida, de bom humor, conversando, pulando, alegre. Nem parecia o menino de ontem... Alias, o menino de ontem nao parecia o Gabriel...


O meu consolo é que os convidados se divertiram. E a conclusão é que ser convidado é mto mais gostoso que ser anfitrião, ao menos no caso de alguem perfeccionista como eu.


Hoje, consulta mensal no pediatra, que diagnosticou o "problema" causador do mal estar do pequeno. Pesagem 9930g, 75,5cm, e fora a gengivoestomatite herpetica aguda, é um menino super saudavel.


Resumidamente, foi assim o relato da festa, pelo lado de uma mãe exausta...heheh Talvez na proxima eu esteja pra tranquila e aproveite mais. Coisas de mae de primeira viagem.


bjs


Gengivoestomatite Herpética Aguda

Gengivoestomatite Herpética Aguda


Descrição Infecção primária (primo-infecção) herpética, aguda, que acomete crianças e adultos jovens, caracterizada principalmente pelo surgimento de lesões vesiculosas e ulceradas na mucosa oral, língua e gengiva. Contágio: a transmissão é feita pelas secreções da orofaringe. Incubação: 2 a 14 dias.


Idade Predominante Maior incidência ocorre entre 1 e 5 anos de idade, principalmente em crianças de creches, pela facilidade do contágio.


Tratamento: O tratamento visa reduzir os sintomas.Recomenda-se uma boa higiene oral. Mesmo com sangramento e dor, a escovação completa e suave das gengivas é importante para reduzir as chances de uma infecção secundária, provocada por bactérias normalmente existentes na boca. A dieta deverá ser bem equilibrada e nutritiva, com alimentos leves e não condimentados, para diminuir o desconforto na ingestão das refeições.


Expectativas (prognóstico): As gengivoestomatites variam de moderadas e levemente desconfortáveis a graves e doloridas. Em geral, as úlceras se resolvem em 2 ou 3 semanas, com ou sem tratamento, embora este possa reduzir o desconforto e apressar a cicatrização.


Mais informações: O que é e a que se deve a gengivo-estomatite? A gengivo-estomatite é uma infecção muito contagiosa, auto-limitada, que se deve a um vírus - herpes simples tipo 1. Manifesta-se sobretudo em crianças, entre os 6 meses e os 5 anos de idade. A infecção transmite-se por contacto e tem um período de incubação de 2 a 12 dias.


Sintomas Os sintomas da gengivo-estomatite incluem mais habitualmente: Febre elevada Irritabilidade Recusa alimentar Presença de pequenas lesões (vesículo-ulcerativas) dolorosas, nas gengivas, lábios e língua Mau hálito Produção excessiva de saliva Aumento de volume dos gânglios sub-maxilares Normalmente a doença mantém-se durante cerca de uma semana. Simultaneamente ocorre alguma perda de peso, que a criança recupera rapidamente depois da doença.


Tratamento O tratamento da gengivo-estomatite tem como objectivo manter a criança o mais confortável possível e inclui: Aplicação de desinfectantes e analgésicos locais Administração de antipiréticos Oferta de muitos líquidos a beber para garantir uma hidratação adequada. Devem também ser introduzidas algumas alterações da dieta. Assim, os alimentos devem ser frios e moles, entre os quais leite, papas, gelatinas, sopa fria passada, fruta esmagada (banana, maçã). Devem ser evitados os citrinos pelo facto da acidez poder agravar as dores. Nalguns casos em que não seja possível assegurar uma ingestão adequada de líquidos, poderá ser necessário internar a criança para hidratação através da administração de soros endovenosos. Prevenção Durante o período activo da doença, a criança não deve frequentar o infantário ou a escola, pelo perigo de contágio.