sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Curso de Orientação à Gestantes

Oioi... Conforme comentei, o nosso cursinho começou na quarta. Está sendo interessante, mais pra relembrar algumas coisas, pois novidades de fato, foram poucas. O problema está sendo o calor. Não lá, pq o ar funciona muito bem, mas na rua. Ontem na volta pra casa passei mal. Apressada pra chegar logo não quis esperar lotação e peguei o primeiro onibus que veio (sem ar). Apesar das janelas abertas não conseguia respirar, sentia o ar quente entrar na minha garganta (a essa altura já respirava quase cachorrinho, hehe) e parecia que não tinha oxigenio. Foi me dando um desespero, ainda bem que em 5/10 minutos cheguei em casa. Liguei pro Rafa vir logo, pq não sabia se ficaria melhor, apesar da minha mãe estar comigo, caso eu precisasse. Banhao tomado, ar ligado, água gelada e comidinha, fiquei melhor. Fomos pro curso... O resto conto por aqui, vou tentar fazer um post pra cada tema do curso, até pq depois, se eu precisar, é mais facil fazer uma busca aqui que nas minhas anotações.
Cronograma:

1° ENCONTRO - Aspectos Psicologicos da Gestação
Dinâmica com psicóloga que possibilita uma melhor compreensão dos sentimentos que envolvem a gestação e a nova estrutura familiar.

2° ENCONTRO - Gestação e Parto
Orientação dada pela enfermeira sobre cuidados específicos na gestação, tipos de parto e dicas sobre sinais e sintomas de trabalho de parto.

3° ENCONTRO - Aleitamento Materno
A enfermeira apresenta a mama como fonte de alimento, formação de vinculo e desenvolvimento do bebe, de forma prazerosa.

4° ENCONTRO - Cuidados com o Recém-nascido
Orientações gerais e dicas dadas pela enfermeira sobre a internação, o que levar ao hospital, qual a melhor roupa para o bebe ficar confortável, e outras. Demonstração do banho do recém-nascido e curativo umbilical.

5° ENCONTRO - Puericultura
A pediatra/neonatologista orienta sobre o desenvolvimento do bebe e como cuidá-lo de forma segura e tranqüila em todas as fases.

6° ENCONTRO - Interação Pais/ Bebe-Nutrição
Dinâmica com profissionais especializados, onde cada casal recebera um “bebe”, possibilitando assim o compartilhamento e esclarecimento das ansiedades e preocupações que envolvem a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário