quarta-feira, 28 de abril de 2010

A pele dos bebês

O que são esses pontinhos e espinhas no rosto do bebê?

É comum os bebês ficarem com pontinhos brancos e espinhas no rosto, normalmente duas semanas depois de nascer. As lesões ficam no nariz ou no queixo, e são causadas por secreções das glândulas sebáceas. Embora pareçam estar elevadas, ao toque são quase imperceptíveis.

O pico da ocorrência em bebês acontece por volta de 3 semanas, e a miliária vai embora em um mês, um mês e meio no máximo. É um fenômeno tão comum que fotógrafos profissionais já sabem que elas vão aparecer e preferem fotografar bebês depois da quarta semana, quando a pele volta a ficar lisinha.

Alguns bebês chegam a ter espinhas de verdade, parecidas com as da adolescência, mas elas também vão embora quando a criança completa 2 meses.



Como posso ter certeza de que não é uma coisa grave?

A miliária e as espinhas costumam aparecer no rosto e nos ombros. A maioria das outras irritações de pele surge no corpo. Existem vários tipos de manchas e erupções de pele que são totalmente benignas nos recém-nascidos mesmo que sejam avermelhadas.

Quando se trata de uma doença de verdade, a febre costuma aparecer, e os bebês ficam irritados e inquietos. Se você ainda estiver em dúvida, dê uma ligada para o pediatra.



Por que os bebês têm espinhas? Elas incomodam?

Assim como na adolescência, os responsáveis são os hormônios. No caso dos recém-nascidos, porém, trata-se dos hormônios da mãe, que ainda estão circulando no organismo do bebê.

Por sorte, a irritação de pele causa no máximo um pouco de coceira na criança.



Qual é o tratamento?

A maioria dos casos de miliária e espinhas se resolve sozinha mesmo que não se faça nada. Se você notar que a pele do seu bebê está oleosa demais, lave-a algumas vezes por dia com água morna e seque com delicadeza.

Tente não mexer nas espinhas e não passe nenhum tipo de creme ou pomada. Em pouco tempo, seu filho voltará a ter aquela pele lisinha de bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário