terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que pode e o que não pode...

Sem fazer alusão à "Dra Lorca" do Zorra Total (programa que eu e o Rafa DETESTAMOS), essa personagem que, ao meu ponto de vista como Nutricionista, além de denegrir a imagem da classe, oferece informação distorcida às pessoas (em especial de classes menos favorecidas/ignorantes sobre o assunto)podendo colocar em risco a saúde de alguém que resolva seguir seus "conselhos". Seria tão mais interessante um programa de humor informativo, não "deformativo", enfim, nao cabe a mim escolher a programação da Globo, apenas opinião pessoal.
Voltando...
Existem algumas coisas que "pódi" outras não durante a gravidez, em especial, primeiro trimestre. Já falei das carnes mal passadas, verduras mal lavadas não banhadas no hipoclorito...
Para mim, o mais dificil, mas bem mais facil que da outra vez, foi abolir a cafeína. Não sei se por estar tomando café-descafeinado desde ano passado, o efeito "desintoxicante" foi mais rápido-fácil. Igualmente, de um tempo pra cá vinha deixando de lado minhas doses cavalares de café, no trabalho. Coca-cola (em especial a zero), também havia meio que enjoado nos ultimos tempos, substituindo por suco de laranja (que também já enojei). Chimarrão, chá, chocolate, idem no quesito cafeína. Mas o que a "bendita" cafeína causa? Estudos dizem que bebês de mães viciadas em café, nascem com baixo peso, ou em doses absurdas, podem contribuir caso haja predisposição a aborto.
Álcool: nem pensar, se bem que nunca fui de beber, apenas socialmente e olhe lá, embora meu primeiro e único desejo até agora tenha sido tomar cerveja... Mas não o realizei. hehe
Alguns condimentos, que dizem ser abortivos, como cravo, canela, cominho.
Cosméticos: alguns produtos com ácidos "powers" em suas fórmulas não são aconselhaveis, dizem abortivos ou causadores de má formação. Tinturas de cabelos, idem, então fico eu com meus branquinhos a mostra ou arrancando-os com uma pinça.
Existem produtos especiais para gestantes, minha médica recomendou duas marcas: a Materskin e a Gerare, que acha ser a melhor. Os preços não são muito agradaveis, mas se garantem ser saudaveis para o bebê, vale a pena investir, além de prevenir estrias, e ressecamentos da pele.
Meu dia de hoje: chuvarada no sul do Brasil, ventos a mais de 100 km/h, frio voltando. Felizmente, estive em casa. Os enjoos continuam, mas agora estão mais espaçados, e mudaram para o final da tarde (ou seja: agora). Sábado foi bem complicado nesse quesito, até as imperfeiçoes do asfalto me deixavam mal...
Fora isso, tudo tranquilo, mais uma vez meio decepcionada com algumas pessoas que a gente pede, implora, para não sairem contando, afinal se eu quisesse que o mundo soubesse, publicaria na ZH, e por alguma razão, nao conseguem ficar com o bocão fechado. E logo pessoas que cobram fidelidade das outras. Fazer o que? Apenas aprender com esse tipo de erro e não cometê-lo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário